Saiba mais sobre o feriado de “Adesão do Maranhão a independência do Brasil”

A PROCURA DE PARENTES: Loandi Alves e seu irmão estão a procura do pai
27 de julho de 2017
Renovação Carismática Católica finaliza Projeto de Evangelização de férias em Lago da Pedra
28 de julho de 2017

Saiba mais sobre o feriado de “Adesão do Maranhão a independência do Brasil”

 

A independência do Brasil, ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, mas apenas no dia 28 de julho de 1823 o Maranhão aderiu. A resistência da região ocorreu por força das elites agrícolas e pecuaristas . Na época, o Maranhão era uma das mais ricas áreas do Brasil. Com forte cunho conservador, as elites locais eram avessas às ordens vindas do Rio de Janeiro. Contudo, a resistência à independência do Brasil durou até a Batalha do Jenipapo, no Piauí, que foi definitiva para a consolidação do território nacional. São Luís, a capital, foi bloqueada por mar e ameaçada de bombardeio, sendo obrigada a aceitar a independência. O apoio à Coroa resultou no abandono e descaso com a região do Maranhão, que ficou fadada ao empobrecimento.

O termo oficial de adesão do Maranhão à independência do país foi assinado no dia 7 de agosto de 1823, na cidade de Caxias, distante 368 km de São Luís. A solenidade foi na Igreja da Matriz.

A Lei Estadual 2.457, que trata sobre o feriado é de 1964, mas até 2014, o feriado era pouco conhecido, tanto que a iniciativa privada não alterava a rotina. A partir de 2015, isso passou a ser fiscalizado pelas autoridades competentes e este feriado estadual não ficou mais restrito apenas às repartições públicas.

Para marcar  os 194 anos desse acontecimento, está acontecendo, na sede do Arquivo Público do Estado do Maranhão, que fica na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís,  a exposição “28 de julho, 194 anos da Independência do Maranhão, documentos e obras raras”. Teve início na quinta-feira (27) e vai até segunda-feira (31) de agosto.